A precipitação foi responsável por fazer a barragem de Cariutaba voltar a subir. A correnteza fez com que a água invadisse as residência.
|
Pela manhã, dezenas de pessoas saíram pelas ruas alagadas em busca de ajuda. Duas paredes de um prédio comercial abandonado caíram devido à força das águas que invadiram o local. Não houve registros de mortes ou de acidentes. Houve dificuldade de comunicação através de sistemas de telefonia móvel e fixa.
As precipitações na região registraram cerca de 104 milímetros. Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), somente no mês de fevereiro, já foram registrados 391,6mm de chuvas na localidade. O índice normal de pluviometria no posto de Cariutaba é de 21,1 mm para o período. Somadas as precipitações em todo o município, os índices de chuvas registradas em fevereiro atingem 732,2 mm.
A Prefeitura de Farias Brito informou que irá prestar atendimento às famílias que solicitarem auxílio. Uma reunião com a Defesa Civil do município deverá ser realizada com a finalidade de ser criado um plano emergencial de atendimento à população, caso as chuvas continuem.
As chuvas também dificultaram o trânsito na estrada vicinal que liga a comunidade à sede do município, distante cerca de 18 Km. O trecho de acesso à região de Cajueiro também foi prejudicado. Uma parte da estrada que liga a comunidade aos municípios de Jucás e Carius acabou cedendo fazendo surgir um grande buraco. Passagens molhadas que garantem o tráfego no interior do município permaneceram encobertas pelas águas durante grande parte do dia.
O município de Várzea Alegre também registra prejuízos pelas fortes precipitações. Em alguns locais da zona rural, comunidades estão em estado de alerta.
Dificuldades
Com as chuvas, a maioria das estradas vicinais do município apresentam dificuldades de trânsito. Na manhã de ontem, um ônibus de transporte escolar de estudantes acabou atolando na região de Umari dos Trindades. O veículo transportava estudantes de Queixado, Baixio Verde, Taquari, cajazeiras e Umarí.
No início da semana, a intensidade das chuvas resultou no rompimento da parede do Açude dos Fiuza, na localidade de Sítio Chico. A força das águas destruiu cercas e levou equipamentos de irrigação. Uma estrada próxima ao local onde o açude foi construído foi destruída. Não houve registros de mortes.
As chuvas também têm ocasionado aborrecimentos à população de Juazeiro do Norte. No bairro Lagoa Seca, os alagamentos são constantes. Ruas do Centro e de bairros periféricos apresentam pontos de alagamento.

