Últimas Notícias

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Filósofo Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação

Professor da Universidade de São Paulo, o filósofo Renato Janine Ribeiro, com 65 anos, foi anunciado nesta sexta­feira como o novo ministro da Educação, conforme antecipou o Valor Pro, serviço de notícias em tempo real do Valor. Ribeiro deve tomar posse no dia 06 de abril. O novo ministro assumirá no lugar de Cid Gomes (PROS), que deixou o cargo depois de desentendimentos com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ).

Ribeiro é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP). Colunista do Valor, tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon­Sorbonne, doutorado pela USP e pós­doutorado pela British Library.

Com perfil acadêmico, diferente da ampla maioria dos ministros da Educação, Ribeiro foi entre 2004 e 2008 diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão que cuida da avaliação e eventual fechamento dos programas de pósgraduação. Durante sua atuação no órgão, travou inúmeros embates com o setor privado.

À frente do ministério, um dos principais desafios de Ribeiro será justamente o de enfrentar os interesses de empresários do setor da educação na reformulação do programa de financiamento estudantil Fies.

O filósofo tem 18 livros editados, além de inúmeros ensaios e artigos em publicações científicas. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio. Entre os livros publicados estão “Ao leitor sem medo – Hobbes escrevendo contra o seu tempo”, “A última razão dos reis”, “A Universidade e a Vida Atual”, “O Afeto autoritário – televisão, ética, democracia”, “A sociedade contra o social”, ganhador do Prêmio Jabuti de Ensaio em 2001, e “Politica –
para não ser idiota”.

Ribeiro será o quinto ministro da Educação da gestão Dilma Rousseff. Antes do acadêmico comandaram a Pasta Fernando Haddad (PT), atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante (PT), ministro da Casa Civil; Henrique Paim (PT) e Cid Gomes. 

Postar um comentário

0 Comentários