O jovem negro tem chance quatro vezes maior de ser morto do que o jovem branco no Ceará. Os dados são de pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com a Unesco e a Secretaria Nacional da Juventude, do governo federal. No Brasil, jovens negros são mais vulneráveis à violência e correm, em média, até 2,5 vezes mais risco de serem assassinados do que brancos.
Em alguns estados a proporção chega a ser maior. Na Paraíba, o risco de um jovem negro ser assassinado é até 13,4 vezes maior do que para jovens brancos. A pesquisa adotou neste ano um novo indicador, o Índice de Vulnerabilidade Juvenil – violência e desigualdade racial.
O índice é baseado em cinco itens: taxa de mortalidade por homicídios, por acidentes de trânsito, frequência à escola e situação de emprego, pobreza e desigualdade. Os dados se referem a jovens entre 12 e 29 anos.
(Ceará Agora)



0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.